O coworking da saúde, ou coworking médico, é uma das tendências para os próximos anos e que promete revolucionar até mesmo a perspectiva de todo o mercado sobre este novo formato de atendimento.
Entenda como este modelo pode ser o ideal para que tenhas seu consultório.
Boa leitura!
Coworking para profissionais da saúde – Quais os benefícios?
Se tens ou já tivestes um consultório próprio, já deves estar por dentro dos valores que são cobrados para a locação de consultório em Porto Alegre e do quão complicado é a gestão do dia a dia do profissional da saúde, para que as consultas aconteçam de forma efetiva, se trabalhas sozinho.
Além dos altos custos com aluguel, existem outras despesas básicas, como energia, água, internet, salários dos profissionais, todos o custo com materiais para atender de forma adequada, como: salas preparadas e equipadas, iluminação de qualidade, revestimento acústico, etc.
Além de tempo para se dedicar à escolha dos profissionais que farão o atendimento e gestão do seu consultório e agenda, como as recepcionistas, secretárias, serviços de limpeza, etc…
Resumindo, é um alto investimento em tempo e recursos para que mantenhas uma estrutura como esta. E quando o profissional escolhe ter um consultório de alto padrão, com mais infraestrutura e com boa localização, o investimento é ainda maior.
Por isso, o sonho de de ter um consultório que realmente possa ser visto como diferencial na qualidade dos atendimentos, nem sempre parece possível.
Neste aspecto, o coworking da saúde ou coworking médico, vem para resolver todos estes problemas, com mais flexibilidade, agilidade, menos burocracia e por um valor muito mais acessível.
São consultórios 100% prontos para uso, preparados para várias áreas da saúde, onde tens a possibilidade de atender por minuto, por turno, ou como quiser, pelo tempo que precisares e pagando apenas pelo tempo utilizado em atendimento.
Na ProdeltaMed, por exemplo, o profissional da saúde de qualquer especialidade, ainda pode optar por uma sala 100% privativa, onde ele pode atender sozinho e customizar o consultório à sua maneira, ou ainda dividir com mais 2 colegas, usufruindo de toda a infraestrutura do coworking, por um custo muito menor que um consultório próprio.
Dessa forma, fica mais fácil ter um consultório de alto padrão, com ótima localização, para receberes os pacientes da melhor forma e conseguir, inclusive, aumentar seu ticket.
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Dicas para que escolhas o melhor coworking da saúde
Agora, é hora de conhecer como o cowoking da saúde pode ser escolhido, com dicas práticas e simples, mas que realmente são importantes.
1 – Avalie a localização e fachada:
Não há como negar que a primeira impressão é a que fica.
Sendo assim, é importante considerar qual é a visão que o seu cliente terá ao chegar no seu espaço, aquela primeira olhada, mesmo do lado de fora.
Isso porque, essa primeira impressão, pode dar ou não a sensação de que és um ótimo profissional, que se preocupa com o seu paciente, durante toda a jornada de atendimento e não só durante a consulta.
Neste cenário, também é importante considerar a localização daquele espaço e se é de fácil acesso, por diferentes rotas e meios de transporte.
Na maior parte das vezes, esses consultórios ficam em pontos estratégicos da cidade, para que o paciente consiga encontrar sem maiores problemas.
Além disso, bons edifícios oferecem também, estacionamento conveniado, para facilitar ainda mais a vida de profissionais e pacientes.
2- Infraestrutura do coworking da saúde:
Depois de analisar a fachada e localização, é hora de buscar a melhor infraestrutura para te atender.
O foco aqui é entender o que aquela estrutura oferece no dia-a-dia, como pode facilitar a sua profissão e também aquilo que está disponível para os seus pacientes.
Considerando essas questões, avalie se o espaço tem:
- Uma boa estrutura de atendimento;
- Infraestrutura para receber bem o seu paciente, como ar condicionado; ambiente limpo e organizado, wi-fi de qualidade, acessibilidade, etc…
- Conforto visual, como as cores escolhidas para o ambiente, por exemplo;
- Decoração sofisticada e condizente com o padrão que você queira imprimir;
- Se as salas oferecem privacidade e conforto acústico para os pacientes;
- Espaços para espera confortáveis, espaçosos e iluminados.
Em outras palavras, procure se atentar à como aquele espaço podes ser usado por ti, por aqueles que vais atender e como tudo isso pode te beneficiar.
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3 – Veja quais são os serviços essenciais para um coworking da saúde
Vai muito além da estrutura física. Entre as dicas para a locação do seu consultório em um coworking médico, uma delas, é avaliar os serviços oferecidos pela empresa contratada.
Seguindo essa linha, podes considerar serviços como:
- Recepção com recepcionista, que possa dar mais atenção e acolhimento ao seu paciente.
- Salas para diferentes especialidades, com mobília, decoração e equipamentos de qualidade.
- Espaços para os momentos de trabalho, estudo e reuniões.
- Espaço para relaxamento;
- Treinamentos e eventos de aprimoramento e networking.
- Materiais para divulgação como sites, cartões de visita, etc…
- Armários, lockers ou espaços para guardar itens;
- Lanchonete, copa, espaço para cafés e lanches.
- Impressora para uso comum.
Outra dica inclui avaliar se existem serviços extras, que possam ser contratados mais tarde.
4 – Converse com outros profissionais:
Enfim, uma dica muito importante, principalmente se estás começando agora, é conversar com outros profissionais que já atuam naquele espaço ou ficar atento a depoimentos em redes sociais, por exemplo.
Isso te permitirá ter uma outra perspectiva sobre a empresa que oferece os serviços, e ainda ter a possibilidade de fazer networking, estabelecendo novas conexões e parcerias. Algo essencial nos dias de hoje.
Inclusive, esses espaços incentivam diversos eventos da comunidade da área da saúde, como palestras, workshops, cursos e meetups.
Esses eventos facilitam os negócios, ensinam e promovem o contato entre os profissionais da saúde, ampliando o relacionamento.
5 – Custo-benefício e flexibilidade:
Para finalizar, é importante que analises o custo-benefício, ou seja, o que aquele espaço oferece considerando os valores que serão pagos.
Dessa forma, avalie também a flexibilidade da empresa, incluindo como funcionam os planos ou como exatamente aquele lugar funciona.
Uma dica é sempre conversar, de maneira simples mesmo, para conhecer e começar a entender como as suas atividades serão exercidas ali.
Considere todas as variáveis, no momento da escolha.
Ainda ficou com alguma dúvida? Não deixes de comentar abaixo, porque aqui tens um espaço aberto para que digas o que mais gostaria de ver aqui na página.
Aproveite também, para conhecer o nosso espaço vir conhecer o que ProdeltaMed pode fazer por ti.
Grande abraço e até o próximo post!